segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

LANÇAMENTO DO LIVRO

Lançamento do livro: ATIVIDADES SENSORIAIS: Na clínica, na escola, em casa
Autores: Aline Momo, Claudia Silvestre, Zodjia Graciani
Ilustradores: Domingos Assis de Souza e Fernando Cirino de Souza
Rigorosamente fundamentadas nos pressupostos da Teoria da Integração Sensorial e nos princípios e diretrizes que orientam a Terapia de Integração Sensorial, as autoras apresentam 116 atividades sensoriais que devem servir de incremento à prática clínica, à atuação educacional, e ao cotidiano familiar de crianças e adolescentes que manifestem pequenos desvios ou grandes transtornos do processamento sensorial.
As atividades sensoriais apresentadas pretendem servir como subsídio para a elaboração de programas terapêuticos ou educacionais que, a partir das necessidades sensoriais de cada paciente ou aluno e de objetivos criteriosamente estabelecidos, favoreçam de fato o desenvolvimento e a aprendizagem.

Saiba mais:  http://www.memnon.com.br/loja/produtos_descricao.asp?lang=pt_BR&codigo_produto=202

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Biomas - Comparar para entender

É a primeira vez que os alunos do 5º ano do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (CA-UFSC), em Florianópolis, estudam as características dos biomas brasileiros. A professora Lara Duarte Souto- Maior está atenta para registrar as dúvidas de cada um: por que as plantas da Amazônia estão sempre verdes? Como os animais conseguem viver em um lugar alagado ou em temperaturas muito altas? Por que aqui não vivem os mesmos bichos do pantanal? http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/biomas-comparar-entender-paisagens-brasileiras-697670.shtml

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Pai cria programa para se comunicar com filha que tem paralisia cerebral.

Mais de 12 mil figuras, um programa de voz e um repertório ilimitado de frases e situações do dia a dia conectaram a pequena Clara com as pessoas e com a vida. É como se ela falasse através do tablet.
Fonte: G1 - BOM DIA BRASIL -Edição do dia 18/07/2012 - 09h18-
Beatriz Castro Recife, PE


A tecnologia também pode ajudar pacientes com dificuldades de comunicação. Ainda mais quando o amor motiva novas descobertas. Aconteceu no Recife, Pernambuco.
Um amor sem limites: Carlos é pai de Clara, de 4 anos, que tem paralisia cerebral. Analista de sistemas, ele usou o conhecimento e a persistência para transformar a tecnologia em uma aliada da menina.
Ele criou um programa de computador para tablets e celulares que permite a comunicação com a filha: o Liberdade em Voz Alta.
“A necessidade que a gente tem de conversar, que eu tinha de conversar com a minha filha é muito grande. Algumas pessoas que têm pacientes ou familiares que não falam às vezes se acostumam, pelo fato deles não falarem, mas eu acho que a gente não pode se acostumar”, diz Carlos Pereira.
Mais de 12 mil figuras, um programa de voz e um repertório ilimitado de frases e situações do dia a dia conectaram a pequena Clara com as pessoas e com a vida. É como se ela falasse através do tablet.
A comunicação está ao alcance de um toque na tela. O programa permite muito mais: a criança pode dizer se está com dor, como foi o dia na escola, e o que deseja comer.
“A gente quer ir mais além, produzir talvez em escolas, para ter uma inclusão dessas pessoas dentro da sociedade”, conta a mãe de Clara, Aline Pereira.
Thaís não fala, e ganhou mais autonomia. Ela consegue expressar tudo que deseja.
“Acho que a comunicação traz muita independência para ela. Dentro de casa ela faz os gestos e a gente compreende”, conta a mãe de Thaís.

A família Pereira decidiu que vai compartilhar o sistema de graça pela internet com todos os pacientes que precisam desse tipo de ajuda.

terça-feira, 27 de março de 2012

No dia 2 de Abril é o "DIA INTERNACIONAL DA CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO."

 



O Dia Internacional de Conscientização sobre o Autismo foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em dezembro de 2007, e comemorado pela primeira vez em 02 de abril de 2008. No mundo inteiro, prédios e monumentos se iluminam de azul para pedir melhor qualidade de vida e informações que garantam o diagnóstico precoce do autismo. Somente assim as crianças poderão receber a assistência necessária, que envolve uma atenção multidisciplinar e a garantia de freqüência ao sistema regular de ensino.

Em Balneário Camboriú estaremos com apoio da Prefeitura Municipal, Cristo Luz, Plenário da Câmara de Vereadores e Balneário Camboriú Shopping entre outros estabelecimentos que estarão com suas vitrines na cor azul, participem conosco usando azul neste dia.

Por: CATIA - AMA LITORAL-SC AMA

               

sexta-feira, 23 de março de 2012

Nintendo Wii como auxílio no tratamento de problemas ortopédicos e neurológicos.

Enviado por 
Pacientes da clínica de fisioterapia da Universidade Cidade de São Paulo usam a plataforma do Nintendo Wii como auxílio no tratamento de problemas ortopédicos e neurológicos. Leia a reportagem completa em www.veja.com.br/saude.

terça-feira, 20 de março de 2012

A Apabb em defesa das pessoas com deficiência

A Apabb – Associação de Pais e Pessoas com Deficiência, de Funcionários do Banco do Brasil e da Comunidade é uma instituição sem fins lucrativos, com certificado de filantropia e utilidade pública, voltada à inclusão e à qualidade de vida das pessoas com deficiência e ao apoio às suas famílias.
A Associação está presente no Distrito Federal e nos estados da Bahia, do Ceará, Espírito Santo, de Goiás, Minas Gerais, Pernambuco, do Paraná, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, de Santa Catarina, Sergipe e São Paulo.
A Apabb tem como missão realizar ações em prol das pessoas com deficiência ede suas famílias, bem como trabalhar na defesa dos seus direitos, contribuindo para sua inclusão social e melhoria de sua qualidade de vida.
http://www.apabb.org.br

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

A Audioteca

Meus olhos são seus olhos

A Audioteca Sal & Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros) para pessoas cegas ou com deficiência visual, em todo o território nacional, de forma gratuita.
Possui, hoje, mais de 1.700 associados e conta, em seu acervo, com cerca de 2.700 títulos, entre didáticos/profissionalizantes e literatura.
Nosso objetivo é proporcionar, aos nossos associados, meios para a conquista de uma vida com qualidade.
Mais do que inclusão, desejamos viver numa sociedade que não exclua seus filhos, a despeito de todas as diferenças. Que essas diferenças sejam o estímulo necessário para nosso crescimento individual e para a construção de uma nação mais justa.
http://audioteca.org.br/noticias.htm