terça-feira, 26 de outubro de 2010

Tecnologias Assistivas

Tecnologias Assistivas são recursos e serviços que visam facilitar o desenvolvimento de atividades diárias por pessoas com deficiência. Procuram aumentar as capacidades funcionais e assim promover a independência e a autonomia de quem as utiliza.
   Os Recursos são todo e qualquer item, equipamento ou parte dele, produto ou sistema fabricado em série ou sob-medida utilizado para aumentar, manter ou melhorar as capacidades funcionais das pessoas com deficiência.
   
Os Serviços, são definidos como aqueles que auxiliam diretamente uma pessoa com deficiência a selecionar, comprar ou usar os recursos acima definidos. No tocante as pessoas com deficiência essas tecnologias de informação e comunicação as TIC's tem contribuido significantemente e tem permitido o acesso ao conhecimento com necessidades especiais independentemente dela qual seja. Dessa forma busca-se integrar essas pessoas a sociedade, promovendo a inclusão social dessas pessoas . A importância dos profissionais em ajudar os deficientes na superação das barreiras ao acesso a informação e ao conhecimento, para contribuir e reduzir o preconceito social e promover maior integração das pessoas com deficiência.

quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Máquina de Quadrinhos

A Máquina de Quadrinho  é um editor online de histórias em quadrinhos que usa personagens, cenários, objetos e balões das histórias da Turma da Mônica.

1º editor online de histórias em quadrinhos do Brasil, no qual fãs de todas as idades poderão criar suas próprias histórias, usando personagens, cenários, objetos e balões do universo da Turma da Mônica. As histórias serão lidas e votadas por todos os visitantes do portal e as melhores poderão até ser publicadas nas revistas da Turminha.

sábado, 16 de outubro de 2010

Atendimento Educacional Especializado - AEE - MEC/SEESP

Veja nos links abaixo,  as publicaçoes que o  Ministério da Educação desenvolveu para possibilitar ao professor rever suas práticas à luz dos novos referenciais pedagógicos da inclusão.

Sob a Coordenação do Projeto de Aperfeiçoamento de Professores dos Municípios-Polo do Programa “Educação Inclusiva; direito à diversidade” em Atendimento Educacional Especializado: Cristina Abranches, Mota Batista, Edilene Aparecida Ropoli, Maria Teresa Eglér Mantoan, Rita Vieira de Figueiredo.
Atendimento Educacional Especializado - AEE - MEC/SEESP

AEE - Pessoa com Surdez

AEE - Deficiência Física

AEE - Deficiência Mental


AEE - Deficiência Visual

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ajudas Técnicas/Tecnologia Assistiva

Conheça a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), que através do conhecimento científico e tecnológico da atualidade vem impulsionando o desenvolvimento de novos instrumentos, com o bjetivo de ampliar e/ou restaurar a função humana aprofundando-se discussões em torno do planejamento de ambientes menos restritivos que propiciem a participação de todos. Destacando-se também a integração de materiais e mídias diversificadas para que os alunos possam interpretar e dar respostas ao que acontece no mundo que os cerca. (veja mais).

Ajudas Técnicas/ Tecnologias Assistivas/ Mídias na Educação

Ajudas técnicas como estabelece (art. 61 do decreto n. 5.296/04), é o termo utilizado na legislação brasileira, que garante recursos específicos que trata de garantir: produtos, instrumentos e equipamentos ou tecnologias adaptadas com mídias e tecnologias assistivas, promovendo acessibilidade a serem disponibilizadas para promover a interação das pessoas com deficiência com o mundo, das mais variadas formas de comunicação e a mobilidade,  não faltam no mundo da interação  pessoas que escrevem com os pés, comunicam-se por gestos ou expressões faciais, ouvem pela leitura labial ou por meio de recursos ou técnicas específicos, enxergam com as mãos ou com instrumentos como a bengala, ou caminham por meio de uma cadeira de rodas. (veja mais)
Neste sentido, a comunicação compreende a linguagem simples, escrita ou falada; a linguagem corporal ou gestual; as línguas, incluindo as línguas de sinais; o braile; a leitura labial; as legendas; a transcrição simultânea; a áudio-descrição; os softwares para leitura de telas; os textos de voz digitalizada; a comunicação tátil; os caracteres ampliados. (veja mais)

ARTIGO 2 – DEFINIÇÕES (compreensão sobre deficiência)

O Artigo 2 – Abordado pela psicóloga Lilia Pinto Martins, trás importantes definições  para compressão atual sobre a deficiência.
É importante salientar que não devemos colocar a deficiência dentro de uma concepção puramente médica, ficando associada exclusivamente à doença. Se bem que a deficiência possa ser causada por uma doença, ela não se caracteriza como doença, não devendo, portanto, ser confundida com uma das causas que a podem gerar, e que não a constitui de fato. (pág.28).
Fonte: A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência Comentada.

Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência com o Protocolo Facultativo

A Coordenadoria Nacional para Integração da Pessoa Portadora de Deficiência, CORDE, órgão da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República publica : A Convenção sobre Direitos das Pessoas com Deficiência comentada / Coordenação de Ana Paula Crosara de Resende e Flavia Maria de Paiva Vital . _ Brasília : Secretaria Especial dos Direitos Humanos, 2008. p. : 164 cm.
Leia mais...

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Os princípios deste blog estão voltados à inclusão das pessoas com deficiência

Buscando conceitos de igualdade e oportunidades, promovendo discussões debates nos fatores que envolve autonomia aos professores na busca, do ensino e aprendizagem na igualdade entre seus alunos dentro do espaço da escola na busca da inclusão, dos alunos através dos recursos tecnológicos, materias pedagógicos adaptados e mídias.